Iapó O

clique na foto para ampliar

  rio Iapó (do tupi “rio que transborda, rio que alaga”) nasce na Serra das Furnas, no município de Piraí do Sul, a uma  altitude  de 1.200 metros, com sua foz no rio Tibagi, a 763 metros de altitude, no município de Tibagi. É considerado um dos principais afluentes da margem direita do Tibagi, com 120 quilômetros de extensão.

     Proveniente do Primeiro Planalto Paranaense, o Iapó  rompe  a  Escarpa Devoniana formando o Canyon do Guartelá, para então atingir o Segundo Planalto. Em sua porção inicial apresenta várzeas alagadiças, o que resultou no surgimento de um ponto estratégico de passagem, no Caminho das Tropas. Durante as cheias os viajantes eram obrigados a montar acampamento em sua margem esquerda, até que as águas baixassem permitindo a travessia.

     O nome do rio deu origem à paragem ou pouso dos tropeiros e depois ao povoado. Ali foi erigida uma capela sob a invocação de Nossa Senhora Sant’Anna. Em 1774 o Pouso do Iapó foi elevado à categoria de Freguesia de Sant'Anna do Iapó e em 1789 a Freguesia passou a Vila Nova de Castro, em homenagem a Martinho de Mello e Castro, então Secretário dos Negócios Ultramarinos de Portugal. Pouco tempo após a emancipação do Paraná em Província, em 1857, Castro foi elevada à categoria de cidade.