Fortaleza N

clique na foto para ampliar

 omeia um afluente da margem direita do rio Iapó e a histórica Fazenda Fortaleza, no município de Tibagi. O nome dado ao rio, com o sentido de recinto fortificado preparado para resistir a potenciais ataques ou invasões, coincide com a atuação da fazenda no século XIX, quando era uma base de defesa dos fazendeiros contra os índios da região. José Felix da Silva (1760-1822), seu proprietário, mantinha um arsenal de armamentos e uma guarda preparada para investir contra os nativos, primitivos ocupantes daquelas terras. Organizava freqüentes expedições de apresamento, obrigando os índios a recuar sertão adentro. É considerado o responsável pela “chacina do Tibagi”, um massacre de índios ocorrido a cerca de 50 quilômetros da sede da Fazenda Fortaleza. Esse local ficou conhecido como Mortandade, nome que só foi mudado (para Harmonia) cerca de 150 anos depois, com a instalação da Indústria Klabin de Papel e Celulose em Monte Alegre, atualmente município de Telêmaco Borba.

     Em 1808, José Felix da Silva foi alvo de um atentado, no qual perdeu a mão esquerda e ficou aleijado da direita, conforme registrado no Livro de Atas da Câmara Municipal de Castro. O atentado teria sido encomendado pela própria esposa, Onistarda Maria do Rosário, que passou, desde então, a viver aprisionada em casa pelo marido. O Drama da Fazenda Fortaleza, romance de David Carneiro publicado em 1943, baseou-se nos relatos do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que esteve na Fortaleza em 1820, quando o casal ainda vivia, e relatou o que viu e ouviu naquela ocasião.

     Thomas P. Bigg-Wither, outro viajante estrangeiro, visitou a Fazenda Fortaleza em 1874, e a descreve detalhadamente no livro Novo Caminho no Brasil Meridional: A Província do Paraná: “Da varanda da sede da fazenda avistava-se uma série de casinhas baixas caiadas de branco, as moradas dos escravos, e de outro lado uma fileira de troncos ou postes, já bem gastos. Eram os pelourinhos onde, em outros tempos, tinha presenciado cenas de fazer paralisar a circulação do sangue”.

A Fazenda Fortaleza está localizada à margem da rodovia BR 153 (Transbrasiliana), no trecho entre Tibagi e Ventania.

topo