Escarpa Devoniana ou Escarpa do Arenito Devoniano D

clique na foto para ampliar

 egrau topográfico que separa o Primeiro do Segundo Planalto Paranaense. Estende-se por cerca de 260 km, entre os Estados de São Paulo e Paraná, apresentando amplitudes (desníveis altimétricos) usualmente entre 100 e 200 metros, podendo atingir até cerca de 450 metros na região do Canyon do Guartelá  e altitudes médias em torno de 1.100 a 1.200 m. Sua configuração curvilínea também está associada ao alto estrutural do Arco de Ponta Grossa. Por suas características monumentais pode ser percebida facilmente em fotografias aéreas, imagens de satélite e mapas topográficos.

     A Escarpa Devoniana é sustentada pela Formação Furnas, de idade Devoniana (400 a 360 milhões de anos), mas a feição geomorfológica é bem mais recente do que a rocha que a sustenta, admitindo-se que tenha menos de 65 milhões de anos.

     Em 1992 foi criada a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Cobrindo uma área de quase 400 mil hectares, constitui a maior Unidade de Conservação do Estado do Paraná e integra treze municípios dos Campos Gerais.